HOME EMPRESA SERVIÇOS BLOG HACADEMY CURSOS NA MÍDIA PUBLICAÇÕES AGENDA CONTATO
Buscar  
NA MÍDIA
Congresso debate Águas Subterrâneas Brasileiras

Com a participação de profissionais de todo o país entre pesquisadores, representantes de órgãos governamentais, de empresas e seis palestrantes estrangeiros, teve início nesta terça-feira, (14/10), no Minascentro, em Belo Horizonte, o XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, em conjunto com o XIX Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a VIII Feira Nacional da Água (Fenagua).

O evento reúne profissionais que irão debater, até a próxima sexta-feira (17/10) questões importantes sobre pesquisas, utilização, extração e uso da água no país. O tema central do congresso é “Água nas Minas e nas Gerais: Uma Riqueza Nacional”, e o evento está dividido em conferências, mesas-redondas, sessões técnicas orais e sessões painéis, abordando os mais diferentes assuntos que envolvem o conhecimento sobre as águas subterrâneas.

A abertura contou com a presença diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, e do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio. Falando durante a abertura, Barretto elogiou a organização do evento. “Sem dúvida esse é o mais expressivo evento de águas subterrâneas no país”, disse, ressaltando que a CPRM comparece ao congresso com 44 pesquisadores e 17 trabalhos envolvendo os mais diferentes temas da hidrologia, que contribuem para o desenvolvimento social e sustentável do Brasil.

O diretor-presidente da CPRM aproveitou para convidar a todos os congressistas e participantes em geral para visitarem o estande montado pela instituição na Fenágua - evento que ocorre paralelamente ao congresso e conhecer os produtos que estão expostos, contemplando uma visão integral dos trabalhos executados pela CPRM no quesito águas subterrâneas.

“Entre os produtos temos o Mapa Hidrológico do Brasil ao Milionésimo, cuja concepção abarcou as mais recentes tendências com o objetivo de melhor caracterizar as nossas águas”, destacou. Segundo ele, o mapa servirá como plataforma consistente para ser usada por pesquisadores, gestores, profissionais e todos aqueles que trabalham ou estudam as águas. Finalizando, Barretto desejou sucesso ao evento. “Que esse congresso possa contribuir para o avanço do conhecimento desse importante recurso para o país”, finalizou.

Também falou na abertura o presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas) e pesquisador em Geociências da CPRM, Waldir Duarte Costa Filho, que discorreu sobre o momento crítico das águas no Brasil, com a seca impondo escassez em várias regiões, principalmente no Sudeste do país. Waldir Duarte disse ainda sobre o temário do congresso que abrange as mais diversas áreas do conhecimento sobre águas subterrâneas, e também sobre a inclusão de temas como Mineração e Gás cujas atividades suscitam questões de interrelação das águas subterrâneas com a mineração e exploração do gás de xisto.

 

 

À esquerda - Congressistas acompanham a solenidade de abertura. À direita - Os diretores Manoel Barretto e Thales Sampaio.

 

Fonte: CPRM | 17/10/2014


Leia as demais Notícias:

 

   Abu Dhabi faces acute water scarcity

Abu Dhabi is considered a “water-stressed” area as the emirate’s per capita availability of fresh, natural and renewable water resource is less than 100 cubic metres. The areas with less than 500 cubic metre availability of fresh water falls under this category, a conference in the capital heard on Tuesday... [Leia mais...]

 

   Passagem de tufão fez disparar radiação nos aquíferos de Fukushima

O nível de contaminação radioativa detetado nas águas subterrâneas perto da central nuclear de Fukushima disparou na sequência das chuvas torrenciais provocadas, na semana passada, pela passagem de um tufão, informou hoje a operadora da central..... [Leia mais...]

 

   Agência Nacional de Águas destaca importância de recursos subterrâneos

Diretora da ANA apontou a necessidade de integrar as águas superficiais e subterrâneas na gestão de recursos hídricos.... [Leia mais...]

 


Av. São Camilo, 476 | Granja Viana | São Paulo | SP | Fone: (11) 4612-0480 | 4612-1124 | 4612-2389 | 4612-9673 | hidroplan@hidroplan.com.br
© 2020 HIDROPLAN - CG PROPAGANDA