HOME EMPRESA SERVIÇOS BLOG HACADEMY CURSOS NA MÍDIA PUBLICAÇÕES AGENDA CONTATO
Buscar  
NA MÍDIA
Oportunidade imperdível: seja um professor e não receba nada por isso

 

Não, não há qualquer pegadinha ou malandragem no título que você acaba de ler. É isso mesmo. Não é viver de brisa. Embora possa parecer uma coisa impensável, pretendo argumentar com minha própria experiência que é mesmo uma grande oportunidade na qual poucos se arriscam a trilhar.

 

Apesar de inacreditável para muitos, sou professor universitário desde que retornei de meu doutorado em hidrogeologia de contaminação na Universidade de Waterloo, Canadá, nos idos de 1998. Comecei na USP, onde permaneci por quase 13 anos, mudando-me para a UNESP de Rio Claro há quase 6 anos. Quase 20 anos trabalhando voluntariamente. De forma clara e objetiva: gratuitamente, sem remuneração.

Em todo esse tempo pude dar aulas e participar de pesquisas com muitas pessoas inteligentes e dedicadas, muitas que são profissionais brilhantes hoje. Esse contato permite a criação de influência junto a pessoas muito especiais, que têm capacidade de trabalho e liderança no mercado e área onde atuo.  E influência diferencia-se de popularidade.

 

Quando se é popular as pessoas gostam de você, quando se é influente as pessoas te ouvem. Construir uma imagem de credibilidade passa pelo caminho das pedras mais conhecido de todos. É necessário trabalho árduo para aumentar seu conhecimento específico, produzir trabalho de alta qualidade e cuidar da satisfação do cliente, ser ético e profissional. Mas criar influência vai além disso.

 

É preciso que você seja um apaixonado pelo que faz e que tenha uma dedicação importante em transferir seu conhecimento, sem restrições. Essa transferência irá invariavelmente aumentar a qualidade dos seus concorrentes. E muitos dos receptores do conhecimento serão, de fato, concorrentes. Apesar de parecer paradoxal para empreendedores, a boa concorrência é a alma de um bom mercado. Pessoas mais capacitadas oferecem melhores serviços e estimulam a todos a se reciclarem e a melhorarem a si próprios.

 

E quem transmite o conhecimento participa desse ciclo virtuoso, mantendo-se sempre atento para não ficar com seu conhecimento ultrapassado, tornando-se tecnologia obsoleta. O resultado de se trabalhar com dedicação para a melhora dos profissionais da sua área é um ganho em credibilidade e influência.

 

 

Estas duas ferramentas são fundamentais para a venda do seu trabalho de forma diferenciada, pois antes de vender seu serviço ou produto é preciso assimilar completamente a ideia de que você é seu principal produto.

 

Portanto, independentemente do ganho social de se ajudar à comunidade na qual nos inserimos, concorrendo para a criação de um mundo melhor, o que já seria um ideal suficiente para se repassar conhecimento, o ganho pessoal de credibilidade e influência paga em muito o trabalho não remunerado. Portanto, se a oportunidade passar por sua porta, não pense duas vezes e não a perca, seja um professor e não receba nada por isso. 

Av. São Camilo, 476 | Granja Viana | São Paulo | SP | Fone: (11) 4612-0480 | 4612-1124 | 4612-2389 | 4612-9673 | hidroplan@hidroplan.com.br
© 2017 HIDROPLAN - CG PROPAGANDA