HOME EMPRESA SERVIÇOS BLOG HACADEMY CURSOS NA MÍDIA PUBLICAÇÕES AGENDA CONTATO
Buscar  
NA MÍDIA
Água escondida debaixo da terra, uau!

Temos trabalhado numa cruzada, ops, termo perigoso de se utilizar nos dias de hoje, trabalhado numa missão de divulgação da água subterrânea e recentemente publiquei um texto explicando que nos referirmos à água subterrânea como água de poço ajuda na sua divulgação, ainda que não seja tecnicamente correto, pois facilita a compreensão por um público mais amplo. Na semana passada foi divulgado que autores liderados por Tom Gleeson, da Universidade de Victoria, no Canadá, publicaram um mapa das águas subterrâneas no mundo que, se você ainda não viu, deve ver, pois apresenta uma atualização importante dos dados sobre os reservatórios de água subterrânea no planeta.

Acompanhando a divulgação de temas ligados à água e tentando sempre tornar o tema cada vez mais fácil para leitura pelo público não técnico e, sonho meu, público leigo, jamais me ocorreria fazer referência à água subterrânea como “água escondida debaixo da terra”, como fez Jonathan Amos, correspondente de ciência da BBC News no artigo “Mapa quantifica pela primeira vez água escondida debaixo da terra no mundo”. Uau! Simplificação forte demais até para minha determinação de ampliação do conhecimento e divulgação do tema. A água subterrânea, ou de poço, não está “debaixo” da terra, ela está nos poros, ou seja, permeando a terra, ou o solo, ou os aquíferos, vá lá, a terra. Detalhe apenas? E a quantificação não foi realizada pela primeira vez, como mostra o próprio texto daqueles autores, que confirma um dado de décadas anteriores, indicando que os estudos anteriores estavam certos e que os valores mudaram pouco ou ainda, que se encontravam dentro de uma margem de erro aceitável, considerando-se as ferramentas disponíveis à época. “Debaixo da terra”? Uau novamente...

Embora incorreto e impreciso, o texto aqui criticado deve ter cumprido sua função de divulgação do tema e, portanto, é muito bem vindo, afinal de contas.

Mantendo firme nosso propósito e campanha para aumentar a conscientização do uso sustentável da água, não deixem de curtir, gostar, compartilhar, divulgar etc. os temas ligados à água. Estamos a alguns cliques de distância de fazermos as mudanças que gostaríamos. Colaborem e divulguem temas ligados à água. 

Av. São Camilo, 476 | Granja Viana | São Paulo | SP | Fone: (11) 4612-0480 | 4612-1124 | 4612-2389 | 4612-9673 | hidroplan@hidroplan.com.br
© 2017 HIDROPLAN - CG PROPAGANDA