A nossa visão sobre a Geologia deve ir além do estudo das estruturas e dos processos que formam o nosso planeta ao longo de toda a sua história. Isto porque é através da Geologia que se tem um suporte para o fornecimento da maioria dos recursos (energéticos, minerais, água e alimento) dos quais a população e a sociedade dependem.

Uma gama muito grande de serviços importantes para toda a sociedade depende da Geologia, incluindo gestão dos resíduos, engenharia civil (edifícios, tuneis, barragens, estradas etc.), mineração, avaliação de impacto ambiental e remediação de uma série de problemas ambientais, como contaminação de solo e água. Nota-se, então, que a Geologia desempenha um papel essencial no crescimento econômico e sustentável de uma sociedade.

Diante da grande relação da Geologia com o nosso cotidiano e com todos os avanços tecnológicos que vivenciamos hoje, são gerados muitos dados e informações. Há disponibilidade de vários tipos de equipamentos, sistemas de informação que ampliam a capacidade de organização e facilitam a comunicação, bem como o acesso a informações. Então, é necessário usar tecnologias capazes de organizar e tratar todos esses dados. E aí entra o Geoprocessamento.  

Então, o que é Geoprocessamento?

Geoprocessamento é uma poderosa ferramenta computacional bastante útil em abordagens integradas. É capaz de processar dados geograficamente referenciados, e integrar grandes bancos de dados, inclusive de diferentes setores, permitindo a análise matemática e estatística desses dados.

O Geoprocessamento incorpora e amplia as funções dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), incluindo, por exemplo, os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) e as tecnologias de Sensoriamento Remoto (SR). Para isso envolve um conjunto de tecnologias comumente denominadas de geotecnologias, que estão relacionadas com:  coleta, armazenamento, tratamento, compartilhamento de dados, visualização de dados espaciais, abordagem integrada. 

A coleta de dados pode estar relacionada à cartografia, topografia, sensoriamento remoto, fotogrametria e Sistema de Posicionamento Global (GPS). O armazenamento ocorre através de bancos de dados, enquanto o tratamento de dados pode ser realizado por modelagem, geoestatística e análise de redes, por exemplo. Já a abordagem integrada é realizada pelo SIG.

O SIG é considerado uma geotecnologia essencial dentro do Geoprocessamento, por integrar informações gráficas a banco de dados georreferenciados. Dentro do que se propõe o SIG, não se tem apenas a representação de mapas georreferenciados como base cartográfica, mas também a possibilidade de associar informações a esse mapa, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos. Assim, o Sistema de Informações Geográficas fornece a possibilidade de análises, permitindo assim simular, testar e avaliar exemplos ou modelos preestabelecidos, que servem de suporte às tomadas de decisões. Existem diversos softwares livres e aqueles cujas licenças devem ser pagas, como por exemplo: ArcGIS Desktop, Spring, Quantum GIS (QGIS). 

Uma forma eficiente e cada vez mais utilizada de gerenciamento de projetos é a implantação de sistemas de georreferenciamento via Web (Web SIG). A disponibilização, por exemplo, de mapas no ambiente Web, com uma interface simples e intuitiva, facilita a visualização e compreensão do andamento das atividades de um projeto por todas as partes envolvidas, onde o acesso às informações pode ser feito a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Como o Geoprocessamento funciona e qual sua aplicação?

O Geoprocessamento visa facilitar a execução de todo tipo de projeto, com resolução de problemas dos mais simples aos mais complexos (principalmente). As geotecnologias são fundamentais para sistematizar os dados e informações no espaço-tempo com viés de orientar tomadas de decisão. Para tanto, podem ser aplicados no planejamento urbano, gestão de recursos naturais, avaliação de reservas e de ativos minerais, planejamento do uso e ocupação do solo, plano de aproveitamento econômico, caracterização de corpos hídricos. Todas estas atividades são desenvolvidas pela Hidroplan. 

Para exemplificar a aplicabilidade do Geoprocessamento e de suas ferramentas de geotecnologia, consideremos um projeto na área de mineração. De modo muito simplificado, pode-se ter o seguinte:

  • Utilização de equipamento de Sistema de Posicionamento Global (GPS), para a marcação das coordenadas geográficas dos pontos de coleta de dados/ informações, como por exemplo locais de onde foram retiradas amostras para análises geoquímicas e hidrogeoquímicas. 
  • Sensoriamento Remoto, com a realização de fotointerpretação de imagens de satélite no auxílio de identificação de estruturas/feições geológicas, bem como a visualização de cavas, bacias de rejeito e ainda de logística (escoamento, infraestrutura) de áreas mineradas.
  • Utilização de documentos cartográficos, como por exemplo, mapa topográfico, que mostra a situação exata do terreno a ser explorado ou em exploração;
  • Por fim, a utilização do Sistema de Informações Geográficas (SIG) para integração de todas as informações obtidas e geração de mapas, produzindo informações importantes para o projeto de mineração.

É importante dizer que nosso país possui um Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), composto por um conjunto de pontos com informações precisas de latitude, longitude e altitude.  No caso do SBG é adotado no Brasil, até a ocasião, o DATUM SIRGAS 2000, que deve ser informado quando da coleta de dados por satélite e organização das bases cartográficas.

A diversidade de geotecnologias associadas ao Geoprocessamento exige que os profissionais desta área sejam continuamente capacitados. Além disso, é importante que todos os dados e informações estejam geograficamente localizados e ajustados ao mesmo sistema de coordenadas e projeção cartográfica.

 

Exemplo de representação esquemática geral de Geoprocessamento

Exemplo de representação esquemática geral de Geoprocessamento

A Hidroplan é uma empresa capacitada e que sempre foca na qualidade de seus serviços, com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade que envolva Geoprocessamento, garantindo uma excelente execução do trabalho! Entre em contato conosco.

Hidroplan: a decisão certa!