Quando falamos de atividades relacionadas ao meio ambiente, podemos listar uma série de tipos de serviços correspondentes como, por exemplo, aqueles prestados pela Hidroplan que se referem: ao impacto e licenciamento ambiental; governança corporativa; gestão de resíduos sólidos e efluentes; gestão de recursos hídricos; contaminação do solo, ar e águas superficiais e subterrâneas. Por conseguinte, ao selecionarmos uma parte de uma destas áreas, como áreas contaminadas, ainda nos deparamos com uma grande variedade de profissionais com diferentes formações e competências aptos para atuarem neste meio. Tais profissionais podem ser: geólogos e hidrogeólogo; geógrafos; engenheiros civil, elétrico e ambiental; biólogo; químicos; técnico de mineração; dentre outros. Isto se dá pelo fato de que um gerenciamento de áreas contaminadas passa por várias etapas, desde estudos de avaliação preliminar até a remediação, onde o entendimento sobre o meio físico, características de substâncias químicas, efeitos de microrganismo sobre contaminantes, efeitos colaterais de produtos na saúde humana, dimensionamento de equipamentos faz-se necessário. 

 

Assim, como propiciar prestações de serviços de qualidade e ter uma gestão eficiente em múltiplos projetos simultâneos na área de meio ambiente? 

Uma alternativa excelente, já realizada pela Hidroplan, é a alocação de equipe com profissionais especializados e com capacitações contínuas. O que nada mais é do que a distribuição de parceiros em projetos, onde cada um com as suas especificidades são alocados e respondem a diferentes tarefas conforme as suas habilidades e experiências.  


Qual a vantagem de a empresa possuir um sistema de gestão com alocação de equipes na área de meio ambiente? 

Da mesma forma que em outras empresas, dos mais diversos segmentos, a alocação traz otimização de custos, tempo e eliminação de atrasos na entrega de trabalhos. Aproveitamento melhor do tempo, pois não se tem contratempos com contratações de última hora, onde se é necessária a realização de processos seletivos para suprir a necessidade de um projeto novo. Isto porque, na gestão por alocação, quando precedida de organização e planejamento, é possível visualizar onde estão as maiores necessidades de contratação, e assim alocar profissionais específicos para aqueles locais com determinadas deficiências. Portanto, não existe uma regra, a alocação é uma prática que visa atender qualquer demanda quando há exigência de múltiplas experiências e soluções eficientes na prestação de serviços.

Ainda, do ponto de vista de recursos humanos, na alocação de equipe pode-se ter melhor aproveitamento das expertises dos colaboradores, pois na forma de gestão tradicional eles desenvolvem cotidianamente as mesmas atividades, o que pode frustrar o profissional, impedindo-o de mostrar a sua capacidade criativa. Ainda, a vantagem de alocação propicia a obtenção de uma diversidade de especialistas e tecnologias, e uma constante atualização tecnológica. 

Como consequência de todos os pontos citados acima, esta forma de gestão implica em uma estrutura otimizada. A empresa fica mais flexível, o que facilita a sua adaptação ao mercado e aos avanços nos conhecimentos sobre a atividade ambiental. Assim, as tomadas de decisão passam a ter mais agilidade. Características tais que são vivenciadas pela Hidroplan.


Atenção! Cuidados com a qualidade dos colaboradores parceiros também devem ser tomados. 

A baixa qualidade na prestação de serviços pode ocorrer se optar por empresas que forneçam um serviço por um preço abaixo do de mercado. Nesse caso, a remuneração dos profissionais pode ser inferior dentro da mesma categoria, ou indicar ainda uma baixa qualificação. Outra questão a ser observada é que o profissional pode não criar uma identificação com a cultura de valores da empresa. Para tanto, deve-se sempre procurar conhecer quais as condições de trabalho dos colaboradores da empresa parceira, pois trata-se de uma postura de ética e de interesse do contratante. 

Outra forma de exigência que se deve dar atenção é se as empresas parceiras se mantêm atualizadas quanto ao atendimento e aos requisitos de normas ambientais vigentes nacionais, estaduais e/ou municipais. Quando se tratar de alocação que envolve equipamentos, também devem ser sempre verificados os certificados de calibração.

Adicionado aos requisitos citados acima, ainda para uma alocação de equipes no meio ambiente, é importante um gerenciamento constante do cronograma e do fluxo de andamento das tarefas. Deste modo, atividades como aquelas que envolvem aquisição e tratamento de dados ambientais, avaliação e gerenciamento de riscos à saúde humana, bem como medidas de recuperação ambiental são aprimoradas e sempre acompanhadas de estratégias. 

Diante disso, a empresa prestará um ótimo serviço e apresentará soluções eficientes, onde o sucesso no alcance dos objetivos é obtido através do gerenciamento e das abordagens estratégicas em alocar equipes com capacidades específicas para cada tipo de projeto. Assim, independente da complexidade, será possível montar planos de aproveitamento de recursos disponíveis, para que o benefício seja significativo. 

Ademais, uma abordagem sistemática através de alocação de equipes na área ambiental pode, ainda, contribuir para a obtenção de alternativas direcionadas a um desenvolvimento sustentável, por meio de: proteção à preservação do meio ambiente, recuperação apropriada dos impactos ambientais adversos; auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos; e utilização de equipamentos adequados. 

Entendendo-se que a problemática ambiental é, por muitas vezes, de grande complexidade e diversidade, o que implica em estratégias e estudos/avaliações interdisciplinares, isto induz a desafios no gerenciamento organizacional. Logo, isto conduz à estratégia de avaliações e tomadas de decisões precisas em processos de licenciamento e acordos com órgãos licenciadores/ambientais, direcionamentos assertivos nos estudos da área correspondente e, consequentemente, no estabelecimento de um processo seguro e de confiabilidade diante do cliente. A Hidroplan é uma empresa capacitada e que sempre foca na qualidade e pontualidade da entrega de seus serviços, em relação a alocação de equipe conta com os melhores parceiros e isso garante a excelente execução do trabalho! Entre em contato conosco. Hidroplan: a decisão certa!

Siga a Hidroplan nas redes sociais:

Linkedin
Instagram
Facebook