HOME EMPRESA SERVIÇOS BLOG H ACADEMY CURSOS NA MÍDIA PUBLICAÇÕES AGENDA CONTATO
Publicado em 04/05/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário
 
 
 
Pesquisa de doutorado trabalha no conceito "Água Sustentável"
Pesquisa da Unesp apresenta novo método para estimar contaminação da água

 

[26/04/2017] UNESP

A pesquisa de doutorado em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Câmpus Rio Claro trabalha no conceito “Água Sustentável”, um novo método para avaliar a contaminação da água por atividades humanas através do volume de água afetado e a massa de  contaminantes gerada nas ações industriais, domésticas e agrícolas. Esta semana o trabalho foi apresentado no Canadá.

A doutoranda Bruna Camargo Soldera orientada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Prof° Dr. Everton de Oliveira, teve como área de estudos os rios das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e com os dados originou o método que demonstra o impacto ao sistema hídrico pelo “máximo volume de água que poderia ser potencialmente impactado pelas mais variadas atividades humanas”, afirma Bruna.

Os resíduos que as ações industriais e outros setores produzem são hidrocarbonetos, compostos que prejudicam as águas subterrâneas. Para remediar o solo também afetado pelos resíduos, é importante saber o grau de impacto e a Água Sustentável (potencial de água afetada) gerada nesse processo.

 

Água Sustentável no Canadá

Essa pesquisa vem sendo realizada no Laboratório de Estudos de Bacias (LEBAC) e fez parte das palestras do ‘The 12th Hydrocarbon Summit Transport, Fate and Remediation of Hydrocarbons in the Subsurface’, na Universidade de Waterloo, Canadá, que ocorreram nos dias 19 e 20.

Para Bruna, é importante a apresentação no Canadá para mostrar que há estudos sobre o assunto no Brasil e motivar pesquisadores a aprofundarem na pesquisa, além de “uma chance de buscarmos parcerias com excelentes profissionais”, acrescenta.

 

Sobre Bruna Soldeira: Licenciatura e bacharel em Geografia (2011) pela UNESP, Câmpus de Ourinhos; Mestre em Agronomia (2013) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Campus de Botucatu; Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do IGCE/UNESP, Câmpus de Rio Claro. Editora da Revista Águas Subterrâneas pertencente à Associação Brasileira de Águas Subterrânea (ABAS) , editora da Revista Holos Environment , administradora do site www.lebac.org.br e das páginas LEBAC e Água Sustentável. 

Publicado em 04/05/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 26/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Brasil e Canadá são dois dos países com maior abundância de recursos hídricos do planeta, o que não os impede de ter problemas com água. Com o aumento da população mundial, a pressão sobre o uso da água será cada vez maior. Os países naturalmente beneficiados pela abundância desse recurso devem começar a pensar em políticas para transformar isso em vantagem competitiva e estratégica.

Essa ideia partiu inicialmente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS, do seu ex-presidente e atual Secretário Executivo Everton de Oliveira e foi levada inicialmente para a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, onde foi recebida auspiciosamente pela Secretária Adjunta Monica Porto e posteriormente para o Consul do Canadá no Brasil Stephane Larue, que recebeu a ideia da mesma forma.

Os contatos foram realizados entre os governos do Canadá e do Estado de São Paulo, houve uma reunião de esclarecimentos entre Everton de Oliveira, da ABAS e membros do Water Institute, do Canadá, realizada no Canadá.

A ideia transformou-se em ação. Nesta terça-feira, 25 de abril de 2017, aconteceu uma reunião entre vários técnicos reunidos pelo governo do Estado de São Paulo e do Water Institute, do Canadá. O evento ocorreu no Consulado do Canadá em São Paulo, através de videoconferência com os técnicos canadenses.

Estiveram presentes a Secretária Adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Monica Porto; Everton de Oliveira, da Hidroplan, Secretário Executivo da ABAS e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro; Rui Brasil, Coordenador de Recursos Hídricos da SSRH; Patrick Courcelles, vice-Cônsul e Adido Comercial do Consulado do Canadá; Patrick Johann Schindler, Assessor de Relações Internacionais da SSRH; Luiz Fernando Carneseca, da Assessoria de Ação Regional do DAEE-SP; Cláudia Luciana Varnier e Amélia João Fernandes do Instituto Geológico do Estado de São Paulo; Ricardo Hirata, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo; Edson Wendland, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universdidade de São Paulo; Fabiano Fernandes Toffoli, da Agência Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB; Ricardo Luiz Mangabeira e Flávia Braga Rodrigues da Secreteria de Saneamento e Recursos Hídricos SSRH; Roy Brower, Diretor Executivo do Water Institute do Canadá; Kevin Boehmer; Diretor Gerente do Water Institute; David L. Rudolph, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Waterloo; Peter Deadman e Merrin Macrae, da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Waterloo, Canadá.

Os trabalhos terão continuidade com a vinda de um grupo de pesquisadores canadenses para a realização de uma oficina de trabalho no final de outubro. A vinda destes pesquisadores será dividida com a participação de alguns deles no V Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo – V CIMAS, a ser realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2017, na Fecomercio, em São Paulo. 

Publicado em 26/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 24/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

Bruna Soldera - Sustainable Water and Residual Hydrocarbons

 

Nos dias 19 e 20 de Abril de 2017 ocorreu na University of Waterloo, Canadá, o “12th Hydrocarbon Summit: Transport, Fate and Remediation of Hydrocarbons”. O evento foi organizado pelo professor Neil R. Thomson, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade, e contou com uma gama de interessantes palestras sobre o tema, apresentadas por qualificados profissionais da área. A distribuiçao de palestras pode ser encontrada AQUI, na agenda do evento.

 

Neil Thomson e Bruna Soldera
Bruna Soldera e Neil Thomson durante o evento

A aluna de doutorado do IGCE-UNESP de Rio Claro, Colaboradora do LEBAC - Laboratório de Estudos de BaciasBruna Soldera, orientada do prof. Everton de Oliveira, teve a honra de participar e falar um pouco sobre o seu trabalho de pesquisa. "Sustainable Water and Residual Hydrocarbons"  foi o tema da palestra apresentada por Bruna. Água Sustentável (AS) é um tema que Bruna e o professor Everton vêm trabalhando e desenvolvendo juntos desde 2013. Trata-se de um conceito para mensurar o volume de água que pode ser potencialmente impactado pelas diversas atividades antrópicas.

Fique atento.

Publicado em 24/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 12/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

 

Freeze & Cherry Águas Subterrâneas

O projeto de tradução em mutirão (crowd sourcing) de um dos maiores clássicos da literatura científica em águas subterrâneas, o livro Groundwater (Freeze e Cherry, 1979) já é um sucesso.

Mais de 250 pessoas inscreveram-se como tradutores voluntários nas primeiras 24 horas do início da campanha. 

Em meu nome e dos professores John Cherry e Allan Freeze, gostaria de parabenizar e agradecer a todos pelo desprendimento, voluntarismo e, acima de tudo, pela confiança depositada. Isso nos dá muito mais certeza nos bons resultados esperados pela iniciativa. 


OBRIGADO, NÃO É MAIS NECESSÁRIO. AGRADECEMOS A TODOS QUE SE INSCREVERAM COMO VOULUNTÁRIOS.

 

Necessitamos de pessoas com habilidade no Photoshop para fazer a inserção dos textos traduzidos nas figuras. Caso você se habilite, envie uma mensagem para o meu email:

email: 

assunto: Freeze & Cherry figuras - voluntário

Retornaremos sua mensagem oportunamente.


Ajude-nos a divulgar as águas subterrâneas. Colabore. Encaminhe essa mensagem para um amigo que possa se interessar. Divulgue. 

Contamos com sua colaboração.

Abraço obrigado,
 
Everton de Oliveira
 

 

 

Publicado em 12/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
Publicado em 10/04/2017 por Everton de Oliveira | Deixe um comentário

OBRIGADO, NÃO É MAIS NECESSÁRIO, AGRACECEMOS A TODOS OS QUE SE INCREVERAM COMO VOLUNTÁRIOS. 

ACOMPANHE AQUI PARA SABER QUANDO O LIVRO SERÁ PUBLICADO GRATUITAMENTE EM PORTUGUÊS.

Estamos criando um grupo de voluntários para a tradução do livro “Groundwater” de Allan Freeze e John Cherry e gostaríamos de contar com a sua colaboração, caso julgue-se capaz. Você poderá colocar seu nome no maior clássico da hidrogeologia. 
 
Além de conhecimentos técnicos na área de hidrogeologia, é necessário que você tenha bom domínio da língua inglesa e excelente domínio da língua portuguesa. 

O próprio John Cherry me pediu essa ajuda. A versão em inglês já está disponível gratuitamente (ver rodapé da mensagem). A versão em português também ficará disponível para download gratuito. 

Cada tradutor ficará responsável por uma pequena parte do trabalho, entre 5 e 10 páginas, no máximo. Instruções serão passadas oportunamente para os inscritos e selecionados. 
 
Os créditos aos tradutores ficarão visíveis no início do capítulo correspondente à sua parte na tradução. Cada tradutor receberá ainda uma carta (por email) de agradecimento dos autores John Cherry e Allan Freeze. 
 
CLIQUE NA FIGURA ABAIXO PARA PARTICIPAR

 

O documento final ficará à disposição para download nas páginas da ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas)/ IAH-BR (Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hydrogeólogos) dentre outras páginas nacionais e internacionais. 


Outros países estão começando a se mobilizar para traduzir para suas línguas. O Brasil é o primeiro a iniciar o processo. 

Ajude-nos a divulgar a água subterrânea. Colabore. Encaminhe essa mensagem para um amigo que possa se interessar.
Divulgue

Contamos com sua colaboração. Obrigado.


 

Groundwater, Freeze & Cherry

Publicado em 10/04/2017 por Everton de Oliveira
Compartilhe:
BUSCA
SIGA-NOS:

 
EVERTON DE OLIVEIRA
GUSTAVO ALVES DA SILVA
Geólogo,  MBA em Meio Ambiente pela Escola Politécnica da USP,  sócio da HIDROPLAN, Vice Presidente da ABAS e membro do conselho da Revista Água e Meio Ambiente Subterrâneo.
DANIEL CARDOSO
Geólogo, mestrado em SIG pelo IGCE- UNESP, Vice Presidente da APG - Associação Paulista de Geólogos 
 

HIDROPLAN Meio Ambiente Áreas Contaminadas

 
Av. São Camilo, 476 | Granja Viana | São Paulo | SP | Fone: (11) 4612-0480 | 4612-1124 | 4612-2389 | 4612-9673 | hidroplan@hidroplan.com.br
© 2017 HIDROPLAN - CG PROPAGANDA